Saltar para o conteúdo
Recursos Educativos
  • Início
  • Destaques
  • Cursos
  • Organizações
  • Você está aqui:
  • Início
  • Cursos

Cor[es] por toda a parte

Cód. 91
Categoria10.º anoCategoria11.º anoCategoria12.º anoCategoriaFormação EspecíficaCategoriaSecundário
  • Duração: 1 dia
  • Esforço: 45 horas
  • Ritmo: ~45 horas/dia
imagem de capa do curso

Descrição

Vais explorar a cor nas suas diferentes componentes gráficas e pictóricas. Enquanto elemento plástico a cor pode ser trabalhada novalor, que define a sua luminosidade ou claro-escuro quando adicionamos branco ou preto, assim como na sua saturação, quando lheretiramos intensidade adicionando, degradando a cor para o cinzento.​

Organizações

Estudo Autónomo

Etapa 1 - Misturas de cores

Desenha com lápis de cor uma ou duas peças de fruta. Não utilizes grafite ou carvão. Usa apenas misturas de cor utilizando técnicas de misturas, não apliques as cores preta, branca ou cinzenta. 

Etapa 2 - Valor

Seguindo o procedimento do exercício anterior, desenha apenas com lápis de cor duas peças de fruta, aplicando primeiro as cores e posteriormente alterando os valores, aplicando branco nos realces e preto nas sombras. Varia a pressão que fazes com o lápis sobre o papel para criar gradação claro-escuro. Nas sombras projetadas, aplica um pouco da cor dominante da fruta misturada com preto.​

Não te esqueças: um bom truque para realçar o claro-escuro é semicerrar os olhos ao observares o objeto.

Etapa 3 - Saturação

Recorrendo mais uma vez ao lápis de cor, desenha  novamente as peças de fruta. Desta vez, altera a saturação das cores aplicando cinzento. Podes variar a intensidade da mistura fazendo mais ou menos força enquanto pintas.

  • Direção-Geral da Educação

    Ministério da Educação, Ciência e Inovação

    www.dge.mec.pt

    dge@dge.mec.pt

  • Termos e condições
  • Acessibilidade
Recursos Educativos Recursos Educativos